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5. Classes de palavras


Substantivos
São as palavras que nomeiam seres em geral, reais ou imaginários. Também designam lugares, estados, ações, etc. Exemplos:
Substantivos comuns: carro, computador, cadeira, mesa...
Substantivos coletivos: bando, assembleia, alcatéia, molho...
Substantivos próprios: Ana, Carol, Brasil, Challis...
Substantivos concretos: flor, janela, caneta, livro...
Substantivos abstratos: amor, felicidade, ciúme, doença...

Adjetivos
São palavras que qualificam e caracterizam seres e objetos em geral.
Podem variar entre gênero (masculino/ feminino), número (singular/ plural) e grau (comparativo/ superlativo).
Existem também as locuções adjetivas, formadas por duas ou mais palavras (preposição + substantivo), que assumem valor de adjetivo.
Exemplos:
Adjetivos: lindo, feio, estranho, maravilhoso, nojento, louco...
Locuções adjetivas: de dinheiro (pecuniário), de chuva (pluvial), de velho (senil), de morte (mortal)...

Artigos
São as palavras que se antepõem aos substantivos, variáveis em gênero e número.
Exemplos: o, os, a, as, uma, umas, uns, um.

Numerais
Palavras que indicam o número ou quantidade exata de pessoas ou coisas. Podem ser cardinais, ordinais, fracionários ou multiplicativos.
Exemplo: três, quatro, cinco, segunda, terceira, dobro, triplo, metade, um décimo...

Interjeições
São as palavras que expressam sensações e estados emocionais.
Exemplos:
De alegria: oba!
De dor: ai! ui!
De desejo: tomara!
De alívio: ufa!
Locuções interjetivas: macacos me mordam! Ora, bolas! Puxa vida! Quem me dera!...

Pronomes
Palavras que substituem, representam ou acompanham um substantivo. São classificados em:
Pessoais do caso reto, do caso oblíquo, de tratamento: nós, vós, ele, Vossa Excelência...

Demonstrativos: esse, essa, aquele, este... (Indicam a posição do objeto em relação à pessoa)

Relativos: quem, onde, etc. Referem-se a elementos anteriormente citados.
Exemplo: A pessoa a quem entreguei meu caderno era Rafael.

Indefinidos: ninguém, vários, etc.

Interrogativos: quanto? quem? Etc.

Preposições
São as palavras que conectam termos de uma oração. Exemplos: de, para, até, perante, com...
Exemplo: Adoro bolo de morango.

Conjunções
São palavras que conectam duas orações, estabelecendo uma relação de subordinação ou coordenação.
Exemplo: Não foi bem na prova, embora tivesse estudado.

Conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem.

Classificação da Conjunção

De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas e subordinativas. No primeiro caso, os elementos ligados pela conjunção podem ser isolados um do outro. Esse isolamento, no entanto, não acarreta perda da unidade de sentido que cada um dos elementos possui. Já no segundo caso, cada um dos elementos ligados pela conjunção depende da existência do outro.

Conjunções Coordenativas

São aquelas que ligam orações de sentido completo e independente ou termos da oração que têm a mesma função gramatical. Subdividem-se em:

1) Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acrescentamento ou adição.
São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

Por exemplo:

A sua pesquisa é clara e objetiva.
Ela não só dirigiu a pesquisa como também escreveu o relatório.

2) Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação.
São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

Por exemplo:
Tentei chegar mais cedo, porém não consegui
.
3) Alternativas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de alternância ou escolha, indicando fatos que se realizam separadamente.
São elas: ou, ou... ou, ora... ora, já... já, quer... quer, seja... seja, talvez... talvez.

Por exemplo:
Ou escolho agora, ou fico sem presente de aniversário.

4) Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.

Por exemplo:

Marta estava bem preparada para o teste, portanto não ficou nervosa.
5) Explicativas: ligam a oração anterior a uma oração que a explica, que justifica a ideia nela contida. São elas: que, porque, pois (antes do verbo), porquanto.

Por exemplo:
Não demore, que o filme já vai começar.
Saiba que:

a) As conjunções "e"," antes", "agora"," quando" são adversativas quando equivalem a "mas".

Por exemplo:
Carlos fala, e não faz.
O bom educador não proíbe, antes orienta.
Sou muito bom; agora, bobo não sou.
Foram mal na prova, quando poderiam ter ido muito bem.
b) "Senão" é conjunção adversativa quando equivale a "mas sim".

Por exemplo:
Conseguimos vencer não por protecionismo, senão por capacidade.

c) Das conjunções adversativas, "mas" deve ser empregada sempre no início da oração: as outras (porém, todavia, contudo, etc.) podem vir no início ou no meio.

Por exemplo:
Ninguém respondeu a pergunta, mas os alunos sabiam a resposta.
Ninguém respondeu a pergunta; os alunos, porém, sabiam a resposta.

d) A palavra "pois", quando é conjunção conclusiva, vem geralmente após um ou mais termos da oração a que pertence.

Por exemplo:
Você o provocou com essas palavras; não se queixe, pois, de seus ataques.
Quando é conjunção explicativa," pois" vem, geralmente, após um verbo no imperativo e sempre no início da oração a que pertence.

Por exemplo:
Não tenha receio, pois eu a protegerei.

Verbos
São palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza. Exemplo: choveu, correu, gritou, sorriu, cantou, ficam, etc.

Advérbios
São palavras que se associam a verbos, adjetivos ou a outro advérbio, indicando circunstâncias variadas como modo, lugar, tempo, causa, negação, intensidade, dúvida.
Exemplos: aqui, vagarosamente, ontem, muito, etc.
Ele come muito.
Fui à escola ontem.
Ele entrou vagarosamente.

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